EQ SOCIAl

‎"Recepção Calorosa" - "Trote" Solidário
Engenharia Química UTFPR

  Essa página é dedicada à parte social de Engenharia Química da UTFPR, ou seja, o "trote" solidário do curso, chamado de "recepção calorosa". A UTFPR condena todo o tipo de trote violento, fato que é compartilhado pelo Centro Acadêmico de Engenharia Química. Dessa forma, optou-se por outra forma de recepção dos calouros, a fim de que esta seja feita de uma forma amigável, além de dar a oportunidade de interação entre os próprios alunos e entre estes e a sociedade.
  Esse trote é contínuo, ou seja, não é apenas na chegada dos calouros, mas durante todo o ano. Isso porque visa integrar a todos os alunos e inserir estes no curso e na sociedade local, por meio de atividades sociais beneficentes.




  Sendo assim, na primeira semana de aula, "Semana dos calouros", o C.A.E.Q e outros orgãos da instituição, planejam algumas atividades para inserir os novos alunos na universidade, apresentando-os projetos existentes na UTFPR, informações relevantes, sanando dúvidas e demais auxílios aos mesmos.

  Abaixo, algumas atividades previstas para a "recepção calorosa":
  • Doação de  brinquedos: Todos os brinquedos arrecadados irão ser distribuídos em creches, por nós!;
  • Doação de agasalho: Haverá uma campanha de arrecadação de agasalho na cidade e no campus organizada por nosso curso;
  • Doação de sangue no campus: está previsto uma doação de sangue em massa no campus da UTF em P.G. A data depende da reunião de professores, que protestam sobre a possível falta dos alunos nas aulas;
  • Arrecadação de alimentos: Nova arrecadação de alimentos, onde serão montadas cestas básicas para famílias carentes de P.G;
  • Doação de roupas
  • Visita à orfanatos, asilos e hospitais: Grupo de voluntários afim de desenvolver o trabalho: "Engenheiros do riso";
  • Dar banho nos cachorros da UTF...
  • Outros trabalhos sociais...

 Para realizarmos tudo isso precisamos da ajuda de todos os alunos, tanto na divulgação quanto na participação ativa no evento! Contamos com vcs... dúvidas, sugestões e outras coisas podem falar!


  "Recepção calorosa"


            O projeto da “recepção calorosa” envolve diversas atividades internas e externas com os alunos do curso de Engenharia Química da UTFPR, campus Ponta Grossa.
            A ideia dessa recepção é integrar os alunos entre si por meio de atividades sociais, além de inseri-los na universidade e na sociedade local.

As atividades previstas para essa recepção, juntamente com os respectivos resumos, parceiros e período estimado de realização, são:
  •   Doação de brinquedos em parceria com o projeto “Consciência Jovem” do grupo Força Jovem e em doação ao orfanato.
  A intenção dessa atividade é recolher o maior número de brinquedos. Estas, por meio de doações ou aquisições nos bairros da cidade, feita por grupos de alunos do curso. Os brinquedos então serão separados e entregues ao orfanato, por um grupo representativo.

  •   Doação de agasalhos em parceria com a campanha do agasalho realizada pelo programa SOS, da prefeitura de Ponta Grossa.
  Essa atividade visa arrecadar a maior quantidade de agasalhos, por meio de doações e arrecadações feitas por grupos na cidade, além de postos de coleta no bloco Q e na sede do SOS.


  •   Doação de sangue em parceria com a HEMEPAR no campus Ponta Grossa da UTFPR.
  Essa atividade tem como objetivo divulgar e incentivar os alunos a doarem sangue, já que é uma atividade de grande importância social, além de unir calouros e veteranos.

  •   Doação de alimentos
Em associação com a prefeitura, espera-se recolher um número expressivo de alimentos para serem doados à famílias necessitadas.


  •   Venda do “kit-calouro” por veteranos do curso, realizada com a parceria de lojas da cidade, visando um preço mais baixo e uniformidade para os calouros.
  O objetivo dessa atividade é vender um kit com jaleco, óculos de segurança, folheto com informações importantes para os novos alunos e outros itens.

  O objetivo é fazer a interação dos alunos voluntários e propiciar uma atividade mais descontraída.
            Além de ser proibido o trote convencional, e geralmente violento, na UTFPR, os veteranos de Engenharia Química optaram em realizar uma recepção aos calouros que realmente ajude-os a inserir-se na universidade e, em muitos casos, a nova região.
            Dessa maneira, os veteranos do curso pretendem socializarem-se aos calouros de uma maneira não violenta ou humilhante, mas sim por meio de ações sociais, fato que possibilita uma resposta das ações realizadas à comunidade local e aos próprios alunos participantes.

Em breve, mais novidades.